a perfect mess*

*ou, não estão perfeitos mas estão tão bonitinhos!

IMG_4077

merengues, suspiros, beijinhos…

IMG_4070

estes são de baunilha e mirtilos e foram inspirados nestes aqui.

IMG_4074

ainda a aprender a fazer, mas basicamente é isto:

vais precisar de… 

100 g de clara de ovo (aproximadamente 3 claras de ovo tamanho L) | 150 g de açúcar granulado | 1/2 colher de chá de sal fino | 1/4 colher de chá de cremor tártaro (ou umas gotas de sumo de limão) | sementes de 1 vagem de baunilha (opcional) | xarope de mirtilo (opcional)

e fazes assim…

antes de tudo é importante garantires que as claras, as taças onde as vais bater e as varas a utilizar estão livres de qualquer gordura. por descargo de consciência, sempre que faço merengue, passo papel absorvente embebido em vinagre de vinho branco ou de cidra nos materiais que contactam com as claras.

para os suspiros começa por bater as claras a uma velocidade média até formar espuma. nesta altura adiciona o cremor tártaro, o sal e as sementes de baunilha. aumenta para velocidade média-alta a batedeira e junta gradualmente o açúcar. continua a bater até se formarem picos suaves no merengue. agora a uma velocidade alta continua a bater até se formarem picos muito firmes e obteres um merengue com uma textura acetinada. forra um tabuleiro com papel vegetal, e com a ajuda de uma colher grande faz pequenos montes de merengue. aqui o aspecto rústico joga bem. deixa algum espaço entre os merengues, mas não precisa de ser muito que eles não crescem muito, ou quase nada. deita algumas gotas do xarope de mirtilos no topo de cada merengue e com a ajuda de um palito desenha espirais. leva o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 80ºC com a ventoinha ligada até que os suspiros estejam rijos ao toque e se desprendam facilmente do papel vegetal. isto pode demorar entre 60 a 90 minutos. desliga o forno e deixa os suspiros arrefecerem completamente no forno com a porta fechada.

para preparar o xarope de mirtilo vais precisar de cerca de 200 g de mirtilos frescos ou congelados, 100 g de açúcar e 200 ml de água. (se bem que esta parte para mim é um bocado a olho.) levar tudo num tacho pequeno ao lume até ferver e deixar cozinhar até o líquido começar a espessar . depois é coar o xarope que aches suficiente para os merengues. o que sobrar podes usar depois como compota.

agora resta ficar mais familiarizada com o tempo no forno, o que vai sempre depender do tamanho/formato dado aos merengues, experimentar novas adições de sabores e ir provando os resultados ;) o objectivo final é ter uns merengues branquinhos, crocantes por fora e chewy (moles?! não é bem o termo…) por dentro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *